quarta-feira, 20 de março de 2019


Refletindo o "NOVO TESTAMENTO" 

                   PARTE -- 205

Logo que atravessaram o mar ao longo da Silicia e Panfília, chegaram a Mirra,

Enquanto o navio recebia carregamento adicional, Paulo aproveitou para visitar um grupo de cristãos que moravam ali. Isso somente foi possível, graças à amizade e a generosidade de Júlio, o centurião.

Depois, passaram ao norte de Chipre; isto é, navegaram perto da costa, ao longo da extremidade leste da ilha de Chipre, pois desse modo o navio ficava protegido dos ventos de verão e outono que vinham do oeste.

Em seguida atravessaram o mar aberto ao longo de Cilicia e Panfília.

O navio seguiu pela costa da Síria em direção ao norte, passando por Antioquia, da Síria, e depois contornou para oeste, passando por Atália da Panfília, até chegar a Mirra, a cidade mais importante da província da Licia.

Nos dias de Paulo. Mirra era um importante porto para navios graneleiros que navegavam entre Alexandria e Roma. 

Em Mirra, na Lícia, trocaram de navio e embarcaram num navio alexandrino, para depois segundo a conveniência de Julho, este navio chegar mais rápido a Itália.

A navegação estava muito vagarosa, e difícil, por causa dos ventos contrários e Paulo já advertia a todos que a viagem seria complicada mesmo, inclusive com perdas e prejuízos para a carga e suas vidas.

Navegaram por vários dias, muito devagar, e se depararam com um vento ainda mais forte, impedindo os de seguir viagem, foi forçado a mudar a rota abaixo de Creta, junto de Sal mone           *O nome indica que é uma região produtora de sal*

Navegando nestas encostas com muita dificuldade chegaram a um lugar chamado Bons Portos, perto do qual estava a cidade de Laseia.

O tempo estava passando e nada de melhora no sentido de navegação, pelo contrário as coisas só pioravam a cada instante.
Nestas alturas dos acontecimentos, as provisões também já estavam ficando escassas.

Então Paulo dá uma advertência, dizendo: Veja que a navegação há de ser muito incomoda e com muitos danos, não só para o navio, mas também para as nossas vidas.

O centurião apesar de sua simpatia por Paulo preferiu dar ouvidos ao piloto mestre do que o que Paulo dizia; e opina em seguir viagem rumo rumo a Fênix, que é um ponto de Creta, a intenção era chegar ali e esperar passar a temporada do frio.

Aproveitando o vento mais calmo, pensaram que teriam o que queriam, e assim foram costeando Creta.

Neste trecho da viagem parecia que estava tudo controlado quando de repente veio um pé de vendo chamado pelos navegantes euro-aquilão.

O navio foi arrebatado totalmente pelo temporal, não tendo mais nenhuma condição de navegar contra o vento, deixando a todos, cuidar cada um de suas próprias vidas. 

O propósito de Deus na vida de Paulo, tinha seus motivos, porque todos os que estavam naquela viagem foram salvos exatamente por causa da presença de Paulo.

                                  ----- EJO ----- Continua



Um comentário:

Jotabegalvao@yahoo.com.br disse...

As 99 ovelhas....
se for Ovelhas verdadeiras... terão...
Alegria e principalmente Amor pela ovelha que estava perdida e voltou ao lar.
Pq O Evangelho de Cristo se resume em:
Pq "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.João 3.16.
E se Deus... que é a Excelência do Amor diz:Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. Is.43.25
E ainda diz mais...
Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais. Hb.08.12.
Se Deus, O Todo Poderoso, O Senhor dos Exércitos diz que não se lembra mais de meus pecados...
Viu me preocupar com o que pobres mortais, que nasce num dia e morre em outro.
O que importa é o quê diz O SENHOR. AMEMMMMM

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...