sexta-feira, 16 de setembro de 2022

"SANSÃO E OS FILISTEUS" --- P/06

   ------- Sansão e os Filisteus ------- P/06

E assim despertou do seu sono, e arrancou a estaca das tranças tecidas com o liço da teia, *liços da teia são fios de linho fortes tecidos e formando uma grossa corda, tecido juntamente com os cabelos de Sansão, amarrados na estaca*

Amargurada, vendo que a fortuna prometida poderia se perder ela reclama: como dirás; tenho-te amor não estando comigo o teu coração? Já por três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força.

Esta insistência permaneceu por vários dias, e Sansão de tanto ser molestado por ela, a sua alma angustiou-se até a morte.

Tem um ditado que diz: água mole em pedra dura, tanto bate até que fura; e com Sansão não foi diferente, com tanta insistência, Sansão já aborrecido, acaba cedendo e diz-lhe toda verdade que ela queria ouvir.   

Nunca subiu navalha em minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe. *nazireu = escolhido de Deus, para lutar pelo seu povo*

Se vier ser raspado; toda minha força se acaba, e naturalmente ficarei fraco, e serei como a qualquer outro homem.

                                      Sansão é traído por Dalila:

Vendo Dalila, que agora ele estava falando a verdade, tinha certeza, que já havia dominado seu coração; portanto agora era hora de por o seu plano em prática, tratou logo de fazer com que Sansão se adormecesse em seu colo, e chamou os príncipes dos filisteus.

Convictos que Sansão não lhes oferecia perigo, pagam a Dalila a quantia combinada.

E raspando de sua cabeça, às sete tranças, ficou como a um homem qualquer; aproveitando que ele estava dormindo, amarraram-no, e ao acordar, sem dar por conta do que havia acontecido, constata-se que estava fortemente amarrado, e como de antes achou que poderia se safar.

Só que ainda não sabia que o senhor Deus havia lhe tirado suas forças, e afastara dele completamente pela sua desobediência, pois ele em hipótese alguma poderia relatar seu segredo.

Agora já não tinha mais forças e por muito que se esforçava, só servia para divertir Dalila e os filisteus.

Aquela paixão aparentemente sincera de Dalila, agora se transforma em ironia, e ela para se vingar, o tripudiava cada vez mais.

Os filisteus pegaram Sansão e tiraram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e durante muito tempo, ele no cárcere, seu serviço era as moendas pesadas; só que agora ele já não podia contar com sua grande força, e nem tão pouco com a ajuda de Deus.

Com o passar do tempo seus cabelos começam a crescer, e quando já estava semelhante ao dia em que foi raspado, não perceberam, levaram-no para se divertirem com ele.

                       --- EJO ---- Continua



Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...