domingo, 23 de outubro de 2022

"UMA AMIZADE VERDADEIRA"

   ------- Uma amizade verdadeira -------

Em relação a Davi, então, o amor que existia entre eles era sincero como se fossem irmãos carnais, ao que se referia a Jônatas então era como carne e unha.

O amor que sentiam um pelo o outro era tão grande que nem o amor por mulheres poderia ser comparado ao amor que sentiam um pelo o outro, por isso Davi lamentou profundamente as suas mortes.

Interessante notar que, mesmo com as agressões constantes de Saul para com Davi, ele não deixou de amá-lo, tanto que em plena perseguição de Saul, Davi jamais pensaou em fazer-lhe qualquer mal.

Uma vez que “Davi pegou a espada e a bilha *cantil* de água, da cabeceira de Saul e foram-se, e ninguém houve que o visse, nem que o advertisse, nem que o acordasse: porque todos estavam dormindo, pois havia caido sobre eles um profundo sono da parte do Senhor”                                                      --- 1ª Samuel 26 v 12 ---

Se Davi tivesse a intenção de matá-lo, esta seria a oportuinidade; porém Davi, mesmo sendo atacado por Saul não quis lhe fazer nenhum mal.

Para provar que Davi não queria lhe fazer nenhum mal; mais uma vez o surpreendeu quando estava dormindo, e nem assim Davi aproveitou a ocasião, mas tirou lhe um pedaço de sua capa para lhe mostrar mais tarde e dizer para ele que não o feriu por que não quis, pois o considerava como se fosse seu pai.

Davi, homem temente a Deus, jamais tomaria qualque atitude sem antes consultá-lo, e Deus manda que ele saisse do meio do povo de Israel e fosse para junto do povo de Judá, onde foi aclamado Rei sobre o seu povo.

Nesta época Davi estava com duas mulheres, uma se chamava Aquinoã e a outra Jezreelita, e com eles as famílias da sua estima.

A primeira mulher de Davi, ele não pode levar, era filha de Saul, conquistada através de ordem absurda de Saul que concordaria em deixar que sua filha o esposasse se ele cumprisse com a tarefa de guerrear contra os filisteus.

A final de contas Saul só queria se ver livre de Davi, e o coloca em linha de frente contra os filisteus, na incumbência de lhe trazer como prova de missão cumprida cem prepúcios dos soldados filisteus.

Saul achava que seria impossível tal missão, por isso o escalou, na expectativa de que Davi não aparecesse mais a sua frente; como isso não aconteceu, foi obrigado, para manter a sua palavra de rei; e conceder o pedido de Davi.

Mais tarde em represália contra Davi, tomou dele a sua esposa e dado a Fatiel, filho de Laís.

Depois de alguns dias que Davi estava no comando como rei de Judá, veio lhe a noticia de que eram os homens de Jabes-Giliade que haviam sepultado a Saul e Jônatas.

Davi queria de alguma forma retribuir este grande favor e envia mensageiros a cidade destes homens corajosos.

E os convidam, para se aliar aos seus homens fortes e valentes, e que naturalmente foram muito bem recompensados por este grande feito, de dar a Saul um sepultamento digno.

                  --- EJO ---- Continua



Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...