segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

"A FOME, A ERVA VENENOSA E A CURA DE NAAMÃ"

      ----- A fome, a erva venenosa e a cura de Naamã ----

Eliseu não cessava em ajudar as pessoas, depois de ter salvado o garoto, volta para Gilgal, onde já havia começado seu trabalho; e chegando lá constata a necessidade do povo, pois a terra estava passando por uma fase de fome, e os filhos dos profetas estavam perecendo sem ter o que comer.

Então Eliseu manda que Geasi saísse a procurar alguma erva que se pudesse comer; não conhecendo ele o efeito da erva, colheu bastante, utilizando a sua capa; pegou o máximo que pode; esta planta com nome estranho: *Coloquíntidas, palavra grega* uma planta com aparência de folha de melancia, que encheu os olhos de Geazi.

Fizeram um bom caldo desta planta, e serviu aos homens que ao colocar-se na boca sentiu logo o efeito da erva, e alguém logo gritou.

Homem de Deus há morte na panela; e não continuaram a comer; Eliseu, manda que colocasse farinha no tal caldo, e declara que na panela já não havia mais nenhum perigo, e puderam se alimentar sem medo, pois confiavam em Eliseu.

Mais um milagre Eliseu faz ao povo; cem homens estavam em serviço, e estavam famintos e sem ter o que comer; um homem vindo de Baal-Salisa trouxe a Eliseu pães das primícias, vinte pães de cevada, e trouxe também milho verde; então Eliseu manda que Geasi distribuísse entre os homens,

Geazi, disse: como eu posso distribuir esta tão pouca quantidade de alimento para cem homens?

Eliseu insiste, distribua os alimentos, para que comam; porque assim diz o Senhor: comer-se á e sobejará; então Geasi levou os alimentos e colocou a disposição do povo; comeram até se fartarem e sobrou muito alimento, conforme a palavra do Senhor.  

Eliseu curou Naamã da lepra, e nada cobrou; Geazi foi atrás de Naamã, e mentindo cobrou dele alguns benefícios, e por causa disto a lepra que era de Naamã passou para Geasi servo de Eliseu, ficando branco como a neve.

Mais uma proeza Eliseu realiza, mostrando que para Deus nada é difícil; os trabalhadores cortando árvores para edificar sua casa, um deles deixa seu machado cair no rio profundo, e apela por Eliseu dizendo que sua ferramenta era emprestada.

E que a tinha deixado cair na água, então Eliseu manda que ele jogue na água um pau, indicando a posição onde o tal machado havia caído;

Eliseu ordena em nome de Deus e o machado flutua, e depois manda que o trabalhador o apanhe quando ele estava a beira da água; foi só estender sua mão e apanhá-lo.

Muitas outras atividades importantes Eliseu realisara em nome de seu Senhor; passado muito tempo volta a Sunem para ver aquela família.

E alertá-la sobre o que viria pela frente, dizendo para que ela providêciasse o mais depressa possível sair daquela cidade com sua família, por que estava previsto uma grande fome naquela cidade, e que ela procurasse outro lugar para morar bem distante daquela região.   

Então ela se mudou para as terras dos Filisteus; vivendo lá por sete anos até passar a fase da fome na sua cidade natal; voltando ela procurou o rei a reclamar por sua residência e pelas terras que antes a pertencia.

                         --- EJO ---- Continua




Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...