---- Deus Contra a idolatria -----
“ELIAS” E OS QUATROCENTOS E CINQUENTA PROFETAS DE BAAL"
Agora, pois, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de baal e os quatrocentos profetas de acera, que comem da mesa de Jezabel.
Acabe obedece, e manda os filhos de Israel e ajuntou todos os profetas no monte Carmelo; Elias toma a palavra chamando a atenção do povo; dizendo com toda ousadia: até quando coxeareis entre dois pensamentos?
Se o Senhor é Deus, e se é baal segue-o; ninguém ousou responder nada.
Somente eu, fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
Elias faz um desafio aos profetas de baaal, dizendo: tragam dois bezerros, Elias, fica com um bezerro e os quatrocentos e cinqüenta profetas de baal fica com o outro.
Então Elias coloca seu bezerro sobre a lenha, e da mesma forma os profetas de baal.
Agora disse Elias; eu invocarei ao meu Deus, e vocês invocarão ao deus de vocês para que ascenda a fogueira para sacrificar o bezerro; o Deus que ascender a fogueira, este sim é o Deus verdadeiro; e o povo gostou da ideia.
Elias, disse mais: vocês poderão ser os primeiros a invocar o seu deus para ascender à fogueira; depois eu invoco ao meu Senhor.
E assim fizeram, invocaram e dançaram em cima da lenha, e nada aconteceu; servindo de base para que Elias fizesse xacóta deles; o deus de vocês não tem tanto poder?
Clamem com mais veemência, quem sabe ele está dormindo e acorda, ou quem sabe ele não está presente, ou porque está viajando por outras bandas.
E clamavam a grandes vozes, e se retalhavam com instrumentos cortantes, conforme ao seu costume, até ficarem todos ensanguentados; ficaram aguardando a resposta de baal desde a manhã até o meio dia e nada.
Tentando eles todos os meios, e não conseguiram nada, nisto já estava passando do meio dia, resolveram profetizar e oferecendo ofertas de manjares; mesmo assim não houve nenhum resultado positivo, nem alguma resposta, e nem um sinal, que pudesse lhes dar alguma esperança.
Elias toma a palavra e disse ao povo, cheguem mais perto de mim, e todo o povo se achegou a ele; e concertaram o altar que estava quebrado; Elias pegou dose pedras, cada uma representando o numero das tribos dos filhos de Jacó, aquele sobre o qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.
E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor, depois fez uma vala em redor do altar segundo a medida de duas sementes, ou, seja a distancia de uma cova da outra.
Geralmente quando se planta qualquer semente, o agricultar obedece a distancia determinada, dependendo do que está plantando; neste caso, imagino que a largura da vala seja aproximada a dois metros.
Depois do altar pronto, arrumou adequadamente a lenha, dividiu o cordeiro em pedaços, e o colocou sobre a lenha; depois pediu ao povo que encheste quatro cântaros de água e a derramai sobre o holocausto e sobre a lenha, e disse fazei isto de novo; fizeram três vezes a seu pedido, de maneira que a água corria ao redor do altar e puseram água até encher a vala.
Depois de tudo pronto, ai sim era hora de oferecer a oferta de manjares; o profeta Elia se aproxima do altar e em reverência, disse:
Ó Senhor Deus de Abarão, de Isaque e de Israel; manifeste-se hoje, que tu és o Deus de Israel e que eu sou teu servo; e que conforme á tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, Senhor, é Deus.
A oração de Elias chega aos ouvidos do Senhor, que imediatamente a resposta veio em chamas de fogo, consumindo assim o holocausto, a lenha e as pedras e até o pó, e ainda lambeu a água que estava na vala.
Vendo o povo o que aconteceu, seus rostos transfiguraram, e disseram em uma só voz, só o Senhor é Deus, e repetiam por várias vezes, só o Senhor é Deus.
Elias instiga o povo a castigar os profetas de baal, com a recomendação de não deixar que nenhum deles escape, e partiram pra cima deles e os fizeram descer ao ribeiro de Quisom, e mataram todos eles.
E assim, Elias disse para Acabe, sobe, come, e bebe, porque já se ouve sinais de abundante chuva;
--- EJO ---- Continua

Nenhum comentário:
Postar um comentário