----- Elias profetiza contra Acabe e sua mulher -----
Deus precisava que Elias olhasse para aquele povo de Israel que não aceitava ser dominado por um deus que não podia fazer nada por eles.
Então Elias voltou para dar assistência a aquele povo, e em sua volta encontra com Eliseu, filho de Safate.
Eliseu, homem trabalhador, honesto, determinado, e cheio de coragem, e sobre tudo temente ao Deus vivo e verdadeiro.
Depois que voltou da casa de seus pais, matou uma junta de seus bois, e com a aparelhagem, que os bois usavam para puxar o carro, fez uma fogueira e assou a carne e distribuiu com o povo.
Naturalmente que o restante dos bois foram enviados aos seus pais, e assim Eliseu pode seguir e ajudar Elias em sua missão.
Desde então, muita coisa aconteceu; Acabe entra em guerra com o rei da Siria, e vence os Siros e faz aliança com seu rei.
Tentam comprar a vinha de Nabote, porém Nabote recusa vender a vinha para Acabe; e por isso Jezabel mulher de Acabe manda matar Nabote.
Em vista de tanto desmando e covardia; Deus manda Elias ameaçar Acabe; então veio a palavra do Senhor a Elias dizendo:
Levanta-te e desce para encontrar com Acabe, rei de Israel que está em Samaria, na vinha de Nabote, para forçar a compra da vinha; e diz pra ele; assim diz o Senhor; no lugar em que os cães lamberem o sangue de Nabote, lamberão o seu sangue.
Já há muito tempo Elias não se entendia com Acabe, e Acabe se toca; você está agindo como meu inimigo?
Elias responde: que ele estava considerando, porque Acabe se vendeu, para fazer o que era mal aos olhos do Senhor.
E assim Elias profetiza maldição em nome de Deus sobre Acabe, dizendo: eis que trarei mal sobre ti e arrancarei a sua posteridade e arrancarei todo homem como também o encerrado e o desamparado em Israel;
E farei da tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Bassa, filho de Aias; por casa da provocação, com que me provocaste, e fizestes pecar a Israel.
--- EJO ---- Continua
Nenhum comentário:
Postar um comentário