quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

"O LIVRO SAGRADO ESTÁ SENDO LIDO E EXPLICADO"

--- O livro sagrado está sendo lido e explicado ---

No dia seguinte uma grande reunião dos maiorais da cidade, dos anciãos, dos sacerdotes, os levita e Esdras, o escriba (Escritor ou anotador), para analisar as palavras do livro da lei.

E achara escrito na lei que o Senhor ordenara, pelo ministério de Moisés, que os filhos de Israel habitassem em cabanas, nas solenidades das festas no sétimo mês.

E fizeram proclamação por todas as cidades e em Jerusalém, dizendo: saí pelos montes e trazei ramos de oliva, ramos de zambujeiros, e ramos de murtas e ramos de palmeiras, e ramos de árvore espessas para fazer cabanas, como está escrito.

E, assim fizeram cabanas para todos; inclusive para os que vieram do cativeiro; bem lembraram que nada igual havia acontecido antes, desde a época de Josué, e todos se alegram, com grande festa.

E de dia em dia, lia uma porção da palavra do livro da lei de Deus, do princípio até ao fim de tudo quanto estava escrito.

Celebraram a solenidade da festa durante sete dias, e no oitavo dia a festa de encerramento, seguindo o ritual de tradição.

E no dia vinte e quatro deste mês, se ajuntaram os filhos de Israel, com jejum e com sacos, e traziam terra sobre si, e todos os filhos de Israel se separaram dos estranhos, e de pé fizeram confissão de seus pecados e das iniquidades de seus pais.

E quanto mais lia as palavras do livro, mais interessavam em aprender, e numa quarta parte do dia lia, e na outra quarta parte faziam confissões de seus pecados, e adoraram ao Senhor Deus.

E alguns dos filhos de Israel se colocaram de pé no lugar alto dos levitas, e clamaram em alta voz ao Senhor Deus.

E outros de seus irmãos, disseram: levantai-vos e bendizei ao Senhor Deus de eternidade a eternidade; bendigam o nome da tua glória, que está levantado sobre toda bênção e louvor.

 

Tu só, és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo seu exército, a terra e tudo quanto nela há; os montes, e tudo qunto neles há; e tu os guardas em vida a todos e o exército dos céus te adoram.

Tu és Senhor, o Deus, que elegeste a Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão, e achaste o seu coração fiel perante ti.

E fizeste com ele o concerto, que lhe darias a terra dos cananeus e dos heteus, e dos ferezeus e dos jebuseus.

Para dares a sua semente e confirmastes as tuas palavras, porquanto és justo, e vistes a aflição de nossos pais no Egito, e ouviste o seu clamor junto ao Mar Vermelho.

Mostraste sinais e prodígios a Faraó, e todos os seus servos e a todo povo da sua terra; porque soubeste que soberbamente os trataram; e assim te adquiriste nome, como hoje se vê.

                          --- EJO ---- Continua



Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...