terça-feira, 11 de julho de 2023

"DEUS COMBATENDO A IDOLATRIA"

---- Deus combatendo a idolatria ----

Imaginemos como sofrem o povo do sertão nordestino e outras regiões por causa da escassez da água, é muito triste ver o gado morrendo de sede, a plantação se secando, a terra se estorricando, nada prosperando; o verde que sobra, vêm as pragas e as consomem.

Quando a região não sofre por causa da seca, sofre por causa de água excessiva, as chuvas torrenciais por tempo prolongado trazem muitas tragédias, como inundações, desmoronamentos de grandes áreas soterrando casas e mais casas, deixando muita gente soterrada, famílias inteiras são extirpadas da face da terra.

Porque todo este sofrimento? Será que o povo da região é castigado por desobedecer à vontade de Deus, como fez a Israel?

A idolatria tem afastado o povo de Deus, e apesar de tanto sofrimento, não abrem seus olhos; caravanas e mais caravanas são formadas para levar romeiros aos seus ídolos prediletos, ou suas devoções, muitos gastam uma fortuna para chegar ao destino escolhido.

Outros são pobres miseráveis, gastam o que tem e o que não tem, pois não tendo uma situação financeira condizente com as despesas, vendem o que restam de suas casas para conseguirem o montante suficiente para suas despesas e às vezes passam até necessidades durante a viagem por que tem que deixar uma reserva para ser colocado aos pés da imagem de sua devoção. “Quem lucra com isso?”

São os organizadores das romarias e o comercio de uma forma geral, porque nos dias da romaria a cidade onde fica a tal famosa imagem, fica repleta de pessoas de todas as partes, e todos tem que gastar para se manter.

O pobre infeliz que se sacrificou entregando tudo o que tinha só leva pra sua casa, ilusão.

Observamos que Deus tem combatido toda espécie de idolatria, tem castigado o povo desde a época dos profetas, que falavam em nome de Deus mostrando que estavam errados em devotar qualquer imagem ou ídolos, feitos por mãos de homens.

                               “A PALAVRA DO SENHOR PARA JOEL”

Joel vem falar o que Deus pôs em sua boca para ser transmitido ao povo que não fazia outra coisa a não ser contrariar a sua vontade; com suas idolatrias.

A palavra do Senhor que foi transmitida a Joel, dizia: ouve isto vós anciãos, e escutai todos os moradores da terra; aconteceu isto em vossos dias? Ou também nos dias de vossos pais?

Fazei isto ciente a vossos filhos, e aos filhos de vossos filhos, e aos filhos destes, até a outra geração; por causa da desobediência do povo, Deus tira deles tudo que lhes beneficiavam.

E Joel prossegue transmitindo todas as palavras do Senhor, lembrando os de como eram e como seria, após o seu pronunciamento, que dizia; o que ficou da lagarta; o gafanhoto comeu, e o que ficou do gafanhoto, comeu a locusta *insetos perigosos e destruidores* e o que sobrou da locusta o pulgão comeu.

Despertai ébrios, e chorai; gemei todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca.

Porque uma nação subiu sobre a minha terra; poderosa e sem número; os seus dentes são como dentes de leão, e têm queixada de leão velho.

Fez da minha vide uma assolação e tirou a casca da minha figueira; despiu-a toda, e a lançou por terra; os seus sarmentos *ou, os seus ramos* se embranqueceram.

                                 "CONSELHOS E ADVERTÊNCIA DE JOEL"           :

Lamenta como a virgem que está cingida de saco, pelo marido de sua mocidade, foi cortada a oferta de manjar e a libação *bebedeira* da casa do Senhor; os sacerdotes servos do Senhor estão entristecidos.

O campo está assolado e a terra triste, porque o trigo está destruído, e o mosto se secou, o óleo falta; os lavradores se envergonham.

Os vigilantes gemem sobre o trigo, e sobre a cevada, porque a colheita do campo pereceu.

A vide se secou, e a figueira se murchou; a romeira *árvore da romã* também; e a palmeira, e a macieira; todas as árvores do campo se secaram; e a alegria se secou entre os filhos dos homens.

Cingi-vos e lamentais-vos sacerdotes; gemei ministros do altar, entrai e passai vestidos de sacos, durante a noite; ministros do meu Deus, porque a oferta de manjares e a libação (bebedeira), cortadas foram da casa de vosso Deus.

Santificai em jejum, apregoai um dia de proibição,  congregai os anciãos e todos os moradores desta terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.

Ah! Aquele dia! Porque o dia do Senhor está perto, e virá como assolação do Todo Poderoso.

Por ventura o mantimento não está cortado de diante de nossos olhos? A alegria e o regozijo da casa de nosso Deus?

A semente apodreceu debaixo dos seus torrões, os celeiros foram assolados, os armazéns derribados, porque se secou o trigo.

Como geme o gado! As manadas de vacas estão confusas, porque não tem pastos; também o rebanho de ovelhas é destruído.

A ti ó Senhor clamo porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo. 

Também todos os animais do campo bramam a ti, porque os rios se secaram, e o fogo consumiu os pastos do deserto.

                                         --- EJO ---- Continua



Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...