segunda-feira, 24 de julho de 2023

“JONAS É LANÇADO AO MAR”

 

 ---- Jonas é lançado ao mar -----

Mais uma vez Jonas tenta enganar a Deus tentando se matar para se ver livre daquele compromisso, só que não imaginava que Deus teria providenciado um grande peixe, para apanhá-lo.

Então ele disse, levantai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará, porque eu sei que é por minha causa vos sobreveio esta tempestade.

Na tentativa de conseguirem vencer a tempestade os marinheiros remavam num esforço sub-humano; pois não queriam obedecer ao pedido de Jonas em laçá-lo ao mar, eles temiam que pudessem receber alguma retaliação ou algum tipo de castigo, se o jogassem ao mar.

Então remavam desesperadamente sem parar esforçando-se por alcançar a terra; mas o mar ia se embravecendo cada vez mais contra eles, tornando impossíveis aquelas manobras.

Mediante a tanto sufoco eles se justificam para que Deus não os repreendessem, pois teriam de tomar aquela atitude; aí clamaram ao Senhor e disseram Ah! Senhor!

Nós te rogamos! Por causa da vida deste homem, e não ponha sobre nós o sangue inocente; porque tu Senhor fizeste como te aprouve.

Levantaram Jonas e o lançaram ao mar, e naquele mesmo instante o mar cessou a sua fúria.

Comparando o peso do pecado de Jonas com o peso de todas as mercadorias que foram lançadas ao mar, o peso do pecado era muito maior que tudo quanto foi jogado fora.

Pois tão logo que Jonas foi retirado do navio tudo voltou à calmaria; mesmo depois que rogaram ao Senhor, a não culpa-los pela morte de Jonas, ainda assim se sentiam culpados.

E queriam a qualquer custo se livrar daquela culpa, oferecendo sacrifício ao Senhor, e fizeram votos, naturalmente que seria para mudar de vida e confiar mais em Deus.

Quando Jonas foi jogado ao mar, Deus preparou um grande peixe para que o tragasse; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, lá nas profundezas das águas.

Dentro do grande peixe, Jonas ora, e clama ao Senhor teu Deus, e disse: na minha angustia, clamei ao Senhor e Ele me respondeu, do ventre do inferno gritei e tu ouviste a minha voz.

Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares e a corrente me cercou, todas as tuas ondas e tuas vagas têm passado por cima de mim, e eu disse lançado estou de diante dos teus olhos.

Todavia tornarei a ver o templo da tua santidade, desci até aos fundamentos dos montes, os ferrolhos da terra correram-se sobre mim para sempre.

Mas tu livraste a minha vida da perdição ó Senhor meu Deus, quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei do Senhor e entrou a ti a minha oração, no templo da tua santidade.

Os que observam as vaidades não deixam a sua própria misericórdia, mas eu te oferecerei sacrifício com a voz de agradecimento; o que votei pagarei; do Senhor vem à salvação.

Será que Jonas naquele instante, estava realmente confiando que Deus iria tirá-lo dali? Ele sabia que em vista de sua desobediência, não merecia mais nenhuma consideração e muito menos outra oportunidade.

                             --- EJO ---- Continua



Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...