-------- Os Filisteus insiste contra Israel --------
Os filisteus, sabendo que o povo de Israel estava reunido ali; entenderam que seria uma boa oportunidade para lutar contra eles.
Dividiram em grupos para o ataque, cercando o povo em suas extremidades, quando os israelitas viram que estavam cercados, se apavoraram e clamaram a Samuel para que orassem por eles, pedindo que os libertassem das mãos dos filisteus.
Samuel, sacrifica um cordeirinho que ainda estava mamando, sacrificou-o inteiro em holocausto; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos.
Enquanto Samuel fazia o sacrifício, os filisteus acharam que era o momento preciso para atacar, e assim o fizeram, e foram surpreendidos com trovões de alta intensidade sobre os filisteus, e os aterrou de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.
E os que sobraram, foram perseguidos, e feridos de morte, e assim os filisteus foram vencidos pelos filhos de Israel, e Samuel colocou uma pedra fazendo divisa entre Mispá e Sem.
Denominado aquele lugar com o nome Ebenézer, com as palavras: até aqui nos ajudou o Senhor; enquanto Samuel viveu Deus protegeu os filhos de Israel das mãos dos filisteus.
Neste período não tinham o direito nem de se aproximarem da divisa de Israel, pois a mão do Senhor pesava sobre eles.
Todo prejuízo que os filisteus causaram a Israel foram restituídos, assim como as cidades e outros bens capturados ao longo das batalhas; e ouve paz entre Israel e entre os amorreus.
Durante toda vida, Samuel olhava por Israel, e ia de ano a ano visitar as cidades Betel, Gilgal, e Mispá, e todo comportamento do povo era julgado por ele.
Da sua casa em Ramá, ele administrava todo o Israel, e dali ele julgava a todos, uns para honra outros para desonra, dependendo da gravidade do assunto; edificando ali um altar para glorificar ao Senhor.
--- EJO ---- Continua
Nenhum comentário:
Postar um comentário