segunda-feira, 20 de março de 2023

"JÓ, RECEBE O CONFORTO DOS AMIGOS"

 ----- Jó, recebe o conforto dos amigos ----- 

Elifas, fez praticamente um discurso para consolar Jó, e termina com previsões positivas para Jó, dizendo:

Eis que bem-aventurado o homem a quem Deus castiga; não despreze, pois, o castigo do Todo-poderoso, porque Ele faz a chaga, e Ele mesmo a liga; Ele fere, e as suas mãos curam.

Em seis angústias te livrarás, e na sétima o mal não te tocará; na fome te livrará da morte, e na guerra da violência da espada.

Do açoite da língua estarás abrigado, e não temerás a assolação quando vier.

Da assolação e da fome te rirás, e os animais da terra não temerás, porque até com as pedras do campo terás a tua aliança; e os animais do campo estarão contigo.

E saberás que a tua tenda está em paz; e visitarão a tua habitação, e nada te faltará.

Também saberás que se multiplicará a tua semente e a tua posteridade de como a erva da terra.

Na velhice virás à sepultura, como se recolhe um feixe de trigo há seu tempo.

Eis que isto já o havemos inquirido, e assim é; ouve-o e medita nisso para o teu bem.

Jó se considerando, um fraco diante de tantas provações, responde:

Oh! Se minha mágoa retamente se pesasse, e juntamente com minha miséria se pusesse numa balança!

Pesaria muito mais que a areia do mar por isso mediante a minha condição, as minhas palavras tem sido inconsideradas.

Porque as flechas do Todo-poderoso estão em mim, e o seu ardente veneno bebe o meu espírito, os terrores de Deus se armam contra mim.

As justificativas, de Jó foram mais que um discurso comovente; reconhecendo que não merecia nenhum tratamento especial da parte de Deus, e se coloca como a menor das criaturas de Deus.

E se dava por satisfeito, tudo que viesse para o seu bem, como também recusava, em fazer qualquer tipo de retalhação às palavras de Deus,

Ele dizia: a minha alma recusa tocar em suas palavras, pois são como a minha comida sem apetite; quem dera que se cumprisse o meu desejo, e que Deus me desse o que espero!

Na realidade Jó não esperava outra coisa se não a morte; e que se Deus quisesse quebrantar-me, e soltasse a sua mão e acabasse logo comigo, e acabasse também com meu tormento!

Não me poupando Ele, porque não fiz nenhuma oposição às palavras do Santo.

                      --- EJO ---- Continua



Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...