quinta-feira, 30 de março de 2023

"VAIDADE DE VAIDADE, TUDO É VAIDADE"

----- Vaidade, de vaidade, tudo é vaidade -----

Salomão nos prestigiou com estes e muitos outros conselhos maravilhosos, para o nosso crescimento espiritual; por isto devemos agir com sabedoria em nossas decisões e em nosso dia a dia e na nossa maneira de viver.

Se obedecermos aos mandamentos do Senhor nosso Deus, e a Ele pedir sabedoria temos certeza que seremos pessoas muito mais dignas, pois Ele nos disse, que aquele pede recebe.

Salomão prega a respeito da vaidade, que ocupa lugar de destaque em nossas vidas. (Isto já em Eclesiastes) 

Quem não gosta de ser reconhecido e bem tratado? Quem não gostaria de morar em uma boa casa, de ter dinheiro suficiente para não precisar passar por apuros? Ou quem não gostaria de se vestir bem, se alimentar bem, ou ter um carro novo?

Acho que estas vaidades todos temos; o pregador Salomão dizia: vaidade de vaidades! É tudo vaidade; E continuava ele dizendo: que vantagem tem o homem, de todo seu trabalho, que ele faz debaixo do sol?

Uma geração vai e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece; o sol nasce e torna se por, e é todos os dias.

O vento vai para o sul, e faz seu giro para o norte, continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.

Todos os ribeiros vão para o mar e, contudo o mar não se enche, para o lugar para onde os ribeiros vão; para aí tornam ele a ir.

Todas estas coisas se cansam tanto, que ninguém pode declarar; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos de ouvir.

Entendemos que a rotina, sufoca toda a vaidade; depois que se acostuma com tudo do que se tem de melhor, ou o que o dinheiro possa comprar, a vaidade deixa de existir.

Neste mundo, vivemos do trabalho, uns se dão bem, outros nem tanto, cada um vive a felicidade de sua capacidade, porém os prazeres da riqueza não trazem felicidades permanentes, muitos são os que se atropelam pela riqueza e se dão muito mal.

É muito importante, informar-se com sabedoria, de tudo quanto acontece debaixo do céu: esta enfadonha tarefa deu Deus aos filhos dos homens, para, nela meditar e se exercitarem.

Tudo o que se faz na vida, tem um objetivo, e muitas das vezes esses objetivos é para se engrandecerem, e assim estarão mostrando a existência da vaidade, e a vaidade é aflição de espírito.

Em muitos casos, o errado não tem concerto, o que é torto não se pode endireitar, e aquilo que falta como se há de calcular? Como você pode acumular o nada?

A sabedoria do homem nunca é demais, tudo quanto puder desenvolver, será bem aproveitada, mas conhecer a sabedoria, e conhecer também os desvarios e as loucuras; tem que se entender que isto também é aflição de espírito.

 Porque quando existe muita sabedoria, existem também muito enfado, e o que aumenta em saber aumenta também em trabalho e o desgaste físico.

“Em trabalhos e em fadiga, muitas vezes, fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e em nudez”      --- 2ª Coríntios 11 v 27

Porque, o que mais tem o homem de todo o seu trabalho?  E da fadiga do seu coração, em que trabalha de sol a sol? Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é desgosto; até de noite não descansa.

Quando põe sua cabeça no travesseiro, estará pensando no trabalho do dia seguinte, e muitas das vezes até em seu sonho não cessa o seu trabalho; na expectativa de melhorar sua condição de vida, também isso é vaidade.

Aí então está a pergunta, mas isto não é bom para o homem concretizar seus objetivos? Claro!...

                      --- EJO ---- Continua




 

Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...