quarta-feira, 30 de novembro de 2022

“ELIAS, O PROFETA DE DEUS”

        ----- Elias, o profeta de Deus -----

Então Acabe lembra-se de um nome, que não estava presente naquela reunião, este homem sim era o profeta de Deus; aquele que profetizava com convicção; só que este homem não fazia parte nas jogatinas de Acabe e nem se misturava com eles; e sempre profetizava contra ele.

O profeta Elias, profetiza contra o rei Acabe e foi obrigado a fugir pra não ser morto.

Então Elias, o Tesbita, dos moradores de Giliade, disse a Acabe, vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos, nem orvalho e nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.

Depois desta profecia, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: vai-te daqui, e vira-te para o oriente e esconde-te lá junto ao ribeiro de Carite, que está diante do Jordão, e há de ser que beberás do ribeiro: e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.

Foi, pois, e fez conforme á palavra do Senhor e habitou junto ao ribeiro de Carite; e os corvos lhe traziam alimentos, pela manhã e também à noite e bebia da água do ribeiro.

Passado alguns dias a água do ribeiro se secou, uma vez que as chuvas pararam de cair.

E mais uma vez a palavra do Senhor, veio para dizer; levanta-te e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali, pois ordenei a uma mulher viúva que te sustente.

E saiu Elias rumo ao destino indicado por Deus, chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e chamou Elias a tal mulher e pediu água; e quando a mulher saiu para buscar a água, ele pediu mais alguma coisa; traze-me também um bocado de pão em tua mão, pois estou com fome!...

A mulher que também era temente a Deus, retruca dizendo: vive o Senhor teu Deus que nem um bolo tenho senão somente um pouco de farinha na panela e um um pouco de azeite na botija; e vê que apanhei um pouco de lenha para preparar, para mim e para meu filho, e assim comermos e morrermos.

Disse Elias em tom confiante; não temas vai e faz conforme as suas palavras, mas faz primeiro para mim, e depois farás para ti e seu filho.

Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: a farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará; até o dia em que o Senhor dê chuva sobra a terra.

E confiou ela nas palavras do profeta de Deus e fez tudo direitinho como ele lhe falou, fez o bolo e comeu ele, ela e o tal filho durante muitos dias, Da panela a farinha não acabou e o azeite da botija não faltou.

Porém, uma doença grave afetou a vida do filho da viúva, que a deixou em desepero, e apela como se Elias fosse culpado da morte do garoto; em desespero disse a Elias: que tenho eu contigo homem de Deus? Vieste tu a mim para trazer a recordação de meus maus feitos do passado, e a mim vingar matando meu filho?

Mais que depressa Elias pede que ela lhe entregue seu filho, e ele o leva para o quarto onde ele estava hospedado, e o deitou sobre sua cama; e clamou ao Senhor, dizendo: ó Senhor meu Deus, também até esta viúva tu afligiste, matando seu filho?

Então se mediu sobre o menino três vezes; e clamando ao Senhor disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que torne a alma deste menino a entrar nele; e o Senhor ouviu a voz de Elias, e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.

Com muita satisfação Elias traz de volta o menino são e salvo, e o entregou a sua mãe; dizendo: vês aí seu filho vive; feliz da vida, a viúva agradecida diz a Elias: nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.

Passado algum tempo, a palavra do Senhor veio a Elias novamente, por volta do terceiro ano do reinado de rei Acabe, para mostrar a Acabe o poder de Deus, e saber que Ele faz, Ele desfaz para mostrar que Ele é superior a tudo e a todos.

Ele disse a Elias; vai mostra-te a Acabe porque darei chuva sobre a terra.

Pela falta da chuva; a fome era extrema em Samaria; Acabe chama Obadias; um servo abençoado e dedicado, e temente a Deus.

Na confusão da guerra quando a cidade de Jesabel foi destruída; Obadias entra em cena para salvar cem profetas escondendo-os em buracos, alimentando-os a pão e água.

                         --- EJO ---- Continua



Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...