----- Amazias assume o trono de seu pai Joás ----
Amazias começou a reinar com a idade de vinte e cinco anos, em Jerusalém; e no começo de seu reinado dava a impressão de que faria tudo segundo o que Deus queria, mas o seu coração pendia para vingança.
E acabou por matar todos aqueles que mataram seu pai Joás, deixando os filhos de suas vitimas intactos; obedecendo a lei de Moisés como o Senhor ordenou dizendo:
Não morrerão os pais pelos filhos, e nem os filhos morrerão pelos pais, porém cada um morrerá pelo seu pecado.
Amazias organizou seus exércitos com uma grande multidão de soldados fortes e muito bem preparados
Depois de fazer a seleção de homens que deveriam ir à guerra, veio um homem enviado de Deus, e disse para Amazias.
Não levar nenhum homem de Israel, porque Deus estava afastado deles, especialmente aos filhos de Efraim.
Porém se teimar e levá-los, naturalmente vais perder a batalha, e serão entregues nas mãos de seus inimigos; porque força há em Deus para ajudar ou para fazer cair.
Acontece que Amazias havia pagado a cada um de seus homens a quantia de cem talentos de prata, e não tinha como recuperá-los, e era muito dinheiro, pois o exército era muito numeroso.
Reclamando Amazias a fortuna que naturalmente iria perder, disse para o homem enviado de Deus; que será, pois dos cem talentos de prata que dei às tropas de Israel?
Simplesmente o homem de Deus responde que mais tem o Senhor pra dar do que qualquer suposto prejuízo.
Isto vale para nós, quando achamos que fomos enganados por alguém em algum
negócio que não deu certo.
Muitas vezes não nos damos contas de quantas bênçãos o Senhor tem derramado em nossas vidas, e reclamamos por coisas insignificantes; qualquer prejuizo que às vezes tomamos nunca se compara com o que Deus tem nos dado e o quanto Ele tem para nos dar.
Então não justifica perder a cabeça por coisas banais e perecíveis; se o teu irmão foi desonesto em algum negócio contigo, procure acertar com ele sem perder a calma ou a sua dignidade, porque mais tem o Senhor pra dar do que o inimigo pra te tomar.
Em vista do conselho do homem de Deus, Amazias separou as tropas que tinha vindo de Efraim, para que fossem no lugar das tropas dos que tinham vindo de Israel, e com isso se ascendeu a sua ira contra Judá
E volta cheio de rancor e de grande ira; para o seu lugar a fim de mudar suas estratégias de guerra.
E com aqueles homens que lhe sobraram, lutou bravammente contra os Seir, e feriram de morte dez mil homens.
Naquele movimento de guerra, prenderam outros dez mil homens dos filhos de Judá, que foram conduzidos ao cúme da rocha e os jogaram lá de cima, que pela sua altura não tinha como ninguém escapar, e todos se arrebentaram lá em baixo.
As tropas de Israel que foram dispersas por Amazias para que não fosse com ele a batalha, e se rebela contra as cidades de Judá fazendo treis mil vitimas, e saquearam grande despojo.
--- EJO ---- Continua

Nenhum comentário:
Postar um comentário