sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

“FALTA DE RESPEITO COM A CASA DO SENHOR”

 ------ Falta de respeito com a casa do Senhor ------

“Guarda a minha alma, e livra-me, não me deixes confundido, porquanto confio em ti. Guarde-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti; Redime ó Deus a Israel de todas as suas angústias” --- Salmo 25 v 20 a 22 ---

E levantou outros altares para cultuarem ao deus baalim feito por mãos de homens, e diante de todo o exército dos céus prostrou a adorar a baalim, e o serviu.

Mais grave ainda foi construir altares dentro da casa do Senhor, para cultuar a baalim; e em uma sessão macabra, fez seus próprios filhos passarem pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações, e de agoros e de feitiçarias.

Consultou a adivinhos e a encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do Senhor Deus, na intenção de provocar a ira do Senhor.

Também pôs uma imagem esculpida; o ídolo que tinha feito na casa de Deus, da qual Deus tinha dito a Davi e a Salomão, seu filho:

 Nesta casa em Jerusalém, que escolhi de todas as tríbus de Israel, porei eu meu nome para sempre.

E nunca mais removerei meu pé de Israel, da terra que destinei a seus pais, contanto que tenham cuidado de fazer tudo que lhe ordenei, conforme a toda lei, e estatutos, e juiíos, dado pelas mãos de Moisés.

Não foi atoa; mas por motivos graves; e o Senhor destruiu as nações de diante dos filhos de Israel, porque suas maldades e as desobediências ao Senhor tinha chegado ao limite de sua paciência.

Agora Manassés vinha repetindo tudo de errado que aquele povo cometia, e ainda com mais intensidade, envolvendo a Judá e os moradores de Jerusalém.

E a voz do Senhor, vinha a Manassés e ao povo através dos profetas, porém não deram ouvidos.

A bondade do Senhor não tem limites: agora vejam; tudo de errado que cometeram, e ainda induzindo ao povo a seguir suas idéias malucas e ao ver as coisas se apertarem para o seu lado; angustia-se e passa a refletir nos seus últimos atos e na sua rebelião contra Deus, e arrependido ora fervorosamente ao Senhor.

 

 Porque o Senhor colocou sobre ele, os príncipes do exército do rei da Síria que o prenderam entre os espinhais, e o amarraram fortemente e o levaram para Babilônia.

Humilhou-se muito perante o Senhor de seus pais, e orou e Deus, aplacou sua ira para com ele, ouvindo todo seu clamor.

E deu a ele condições de voltar a reinar em seu reino; e assim Manassés conheceu e entendeu que não adianta rebelar contra o Senhor Deus de Israel.

Muitas vezes, estamos afundados no pecado, e não damos contas de nossos erros, e é preciso uma atitude radical para nos por a par da realidade de Deus.

Deus não quer que soframos, mas o pecado nos ronda, e se descuidarmos, vamos entrar por caminhos tortuosos.

E se insistirmos com nossos atos errados, o caminho de volta torna-se muito difícíl e complicado; precisando de uma ajuda extra de nossos irmãos, para nos fortalecer e nos ajudar a se achegar mais para o nosso Deus.

Muitas vezes levamos cacetadas a torto e a direito, e não damos contas que a situação não está nos favorecendo em nada; é preciso nos humilhar e dobrar nossos joelhos e pedir ajuda daquele a quem verdadeiramente poderá nos ajudar.

Não adianta se envolver com idolatrias ou feitiçarias, o único que poderá nos tirar do abismo é o Senhor nosso Deus.

Depois que Manassés volta para o seu trono, reinou magnificamente, construindo muros em redor da cidade.

Preparou seus homens mais fortes e valentes para guardar a cidade, e fez uma limpeza geral no templo do Senhor, retirando dali tudo que contrariava a vontade de Deus; como os altares feitos para servir aos deuses estranhos, e também tudo que significava algum vertigio a esses cultos.

Destruindo aqueles altares para cultuar a deuses estranhos, agora seu pensamento era fazer o melhor possível para agradar a Deus, e procura fazer um altar digno da aceitação do Senhor.

 

E conclama a todo povo a se render aos pés do Senhor, na insistência de servir ao Senhor Deus de Israel, com tudo de bom que pudesse oferecer.

E assim reinou Manassés até os últimos dias de sua vida, servindo ao Senhor,

O restante da história de Manassés, e sua oração ao seu Deus de Israel e as palavras dos profetas que lhe falaram em nome do Senhor Deus de Israel estão registrados nos livros dos Reis e dos profetas.

Morreu na presença do Senhor, e foi sepultado junto com seus pais, naturalmente com as honrarias merecidas.

                         --- EJO ---- Continua



Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...