quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

"FIM DA ESCRAVIDÃO"

            ---- Fim da escravidão ----

Ao chegar o exercito em Samaria encontraram o profeta Obede, que vinha exatamente ao encontro dele.

E disse em alta voz, Eis que, irando-se o Senhor Deus de vossos pais, contra Judá, os entregou na vossa mão, e vós os matastes, com ódio com tanta raiva, que chegou até aos céus.

Não estando satisfeitos colocaram-nos em cativeiro, suas mulheres, seus filhos e filhas, mesmo sabendo que eram seus irmãos; filhos de Judá e de Jerusalém.

Porventura, não sois vós mesmos aqueles, entre os quais são culpados perante o Senhor vosso Deus?

Agora, pense bem o que estão fazendo, e devolva os prisioneiros que trouxestes presos de seus irmãos, porque o ardor da ira do Senhor está sobre vós.

E de entre os filhos de Efraim surge alguns homens, fortes e valentes, e não deixa entrar na cidade aqueles presos.

Porque não queriam acrescentar mais culpas diante do Senhor, reconhecendo que já eram pecadores demais, e muitas culpas tinham certeza que precisavam prestar contas delas ao Senhor.

E a multidão de presos, muitos já sem forças, outros nús, foram entregues aos maiorais diante de toda congregação.

E tudo que haviam tomado deles foram devolvido cada coisa ao seu legitimo dono, e todos os que estavam nus foram vestidos e toda multidão de presos, alimentados dignamente.

Depois de tudo resolvido foram devolvidos para sua terra natal, os que estavam mais fracos foram levados em lombos de jumentos, a Jericó, a cidade das palmeiras, voltando a se a encontrar com seus irmãos, e a rotina de suas vidas.

Que sujeito asqueroso, esse tal rei Acaz, não conseguia acertar em nada, pelo contrário só conseguiu a antipatia dos reis vizinhos, e ninguém atendia seus pedidos de ajuda.

Quando se afasta de Deus é como andar em cima de brasas sem achar a saida, e por mais que dá seus pulos não chega a lugar nenhum.

No caso de Acaz, Deus já o havia repreendido por várias vezes através dos profetas, e não dava ouvidos a voz de Deus.

E procurava sempre fazer o que era mal aos olhos do Senhor, se sentindo rejeitado por todos, se enfurece grandemente, e destroi todos os vasos ornamentais da casa do Senhor.

Fechou as portas do templo, e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém, e também queimou incenso e adorou outros deuses, e com isso provocou ainda mais a ira do Senhor, Deus de seus pais.

Quem pode contra o Deus vivo de Israel, o Senhor Deus dos exércitos, o Senhor poderoso nas guerras, a Ele se deve toda honra e toda glória, por muito que fez, por muito que faz, e por muito que ainda vai fazer.

O fim de Acaz, não podia ser nada pra ficar na história, pois em seu reinado só se via rebeldia e atrocidades, e Deus não deixa barato a aqueles que o desafia.

Por isso quando Acaz morreu, não teve nenhum reconhecimento por parte do povo, e foi sepultado junto com seu pai na cidade de Jerusalém, porém sem nenhuma honraria como também não o puseram em túmulos destinados aos reis de Israel.

Seu filho, Ezequias reinou em seu lugar, tinha ele na época vinte e cinco anos, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém.

Em vista do mal reinado de seu pai Acaz, seu pensamento era concertar e corrigir os erros deixados por ele, e a sua primeira atitude foi restaurar o templo do Senhor, e ao terminar a restauração, convoca ao povo para uma grande concentração na praça oriental.

 Na presença dos sacerdotes e dos levitas, chama a atenção do povo para a sua importante mensagem, dizendo:

Ouve-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santifica-vos também a casa do Senhor, Deus de vossos pais, e tirai do santuário toda a imundícia, deixada por nossos pais.

Porque os nossos pais transgrediram e fizeram o que era mal perante os olhos do Senhor, nosso Deus, e o deixaram, e desviaram os seus rostos do tabernáculo do Senhor, e lhe viraram as costas.

Também fecharam as portas do alpendre, e apagaram as lâmpadas e não queimaram incenso e nem ofereceram holocaustos no santuário ao Deus verdadeiro de Israel.

Por isso veio à grande ira do Senhor sobre Judá e Jerusalém, e os entregou à perturbação, e à assolação, e ao assobio como vós estais vendo com vossos olhos.

Os nossos pais caíram à espada, e nossos filhos, e nossas filhas e nossos mulheres estiveram por isso em cativeiro.

Agora me tem vindo ao meu coração, que façamos um concerto com o Senhor, Deus de Israel: para que se desvie de nós o ardor na sua ira.

Agora, também vos peço, não sejais negligentes; pois o Senhor vos tem escolhido, para estardes de diante d’Ele para o servirdes, e para serdes seus ministros e queimardes incenso.

Então se levantaram os levitas de todas as famílias, representadas ali e se santificaram conforme ao mandado do rei, e também obedecendo ao pedido do rei para que santificasse o templo do Senhor.

                        --- EJO ---- Continua



Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...