---- Úsias, foi um rei justo que amava o povo; mas.... ----
Sua popularidade crescia de maneira visível que os povos lhe traziam presentes, e seu nome foi reconhecido e espalhado por todo canto dos países vizinhos e até a entrada do Egito, porque se fortificou e adquiriu respeito entre os povos.
Acontece que o poder lhe subiu a cabeça e exaltou o seu coração até se corromper e transgrediu contra o Senhor seu Deus.
Porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do Senhor, que era proibido, achando porque ele era autoridade maior e que poderia fazer o que desse na telha.
Acontece que o sacerdote Azaria entrou atrás dele, acompanhado de oitenta sacerdotes do Senhor, homens fortes e valentes, e resistiram ao rei Uzias e seus homens e lhe disseram:
A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, isto é
competência apenas dos sacerdotes, filho de Arão, que são consagrados para esta
função de queimar incenso, sai do santuário, porque transgrediste, e não será
isto para honra tua da parte do Senhor Deus.
Então Uzias se indignou contra o sacerdote, e tinha o incensário nas mãos e insistia em queimar o incenso.
E perante os sacerdotes na casa do Senhor, junto ao altar do incenso, começou em sua testa uma lepra que rapidamente toma conta do seu corpo.
Vendo ele as suas condições de leproso, não esperou uma segunda ordem dos sacerdotes para que saísse do santuário, visto que o Senhor Deus o havia ferido.
E assim ficou o rei Uzias ferido de lepra até os dias de sua morte, em uma casa totalmente isolada da comunidade, porque foi excluído da casa do Senhor.
Apesar de ter sido excluído da casa do Senhor, foi sepultado com seus primeiros pais, Davi e outros reis de sua descendência que buscava ao Senhor; no campo dos sepulcros que era dos reis, pois os seus feitos foram de grande repercussão, como também de grando valia para o povo.
Jotão filho de Uzias tinha na época vinte e cinco anos quando começou a reinar no lugar de seu pai Uzias.
E reinou em Jerusalém dezesseis anos, procurou se espelhar nas virtudes de seu pai, deixando de lado aquilo que considerava estranho à vontade de Deus, e procurou sempre andar segundo o caminho de Deus, e sempre era bem visto diante de seus olhos.
Respeitou o templo do Senhor que outrora foi desrespeitado por seu pai Uzias, e fez tudo o que era reto diante dos olhos e da vontade do Senhor.
Mesmo tendo um reinado satisfatório e que agradara a Deus, o povo ainda se corrompia e procurava se afastar de Deus.
Porém Jotão fazia seu reinado da melhor maneira possível para agradar a Deus, e Deus lhe abençoou e lhe deu condições para edificar cidades nas montanhas de Judá, e edificou nos bosques; castelos e torres.
Como também Deus deu lhe vitória nas grandes batalhas, e tudo quanto fazia confiado em Deus prosperava, deixando bons exemplos para o próximo rei que haveria de reinar em seu lugar depois de sua morte.
Neste trecho não relata a maneira como foi sua morte, todos os seus relatos de maior importância, como a causa de sua morte está registrado no livro dos reis de Israel e de Judá, mas o que se sabe é que foi sepultado na cidade de Davi, com seus pais nos túmulos dos reis, com todas as honrarias de um rei bem sucedido
--- EJO ---- Continua

Nenhum comentário:
Postar um comentário