quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

"O POVO QUER SABER SOBRE O LIVRO DE MOISÉS"

 ---- O povo quer saber sobre o livro de Moisés ----

E todos os que vieram do cativeiro transportado por Nabucodonosor, rei de Babilônia, que voltaram para Jerusalém e para Judá, cada um para sua cidade de origem.

Depois de sete meses, todos já bem alojados em suas residencias, deixaram suas casas para se ajuntarem, com o mesmo propósito na praça, diante da porta das águas, e reivindicaram a Esdra para que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor havia ordenado a Israel.

E imediatamente Esdras atende seus pedidos, trazendo o livro da lei do Senhor perante á todo povo reunido.

Assim, tanto homens como mulheres, e de todos os entendidos para ouvirem, no primeiro dia do sétimo mês.

E leu nela diante de todo povo, que estava aglomerado às portas das águas, desde ao amanhecer até ao meio dia, e todo povo estava atentos na leitura do livro da lei.

Numa parte superior, de onde todos poderiam vê-lo, fez a leitura, e ao abrir o livro, todo povo se colocou de pé.

E ao terminar a leitura Esdras louva ao Senhor e o povo agradece dizendo Amém, amém!  Levantando suas mãos aos céus e inclinando-se, adoraram ao Senhor com rosto em terra.

E qualquer dúvida que alguns do povo tinham, eram logo esclarecidas pelos levitas, os professores do povo.

Durante a leitura da lei de Deus, declarando e explicando o sentido da leitura, faziam que, lendo as entendessem.

Na medida em que a leitura ia sendo feita, o peso na consciência de cada um realçava em seus semblantes, e a emoção tomou conta de todos, fazendo-os se desmancharem em prantos e choros de arrependimento.

Neemias; o sacerdote Esdras, e os levitas que ensinavam a lei de Deus para todos que estavam ali presentes, conclamam a todo povo dizendo: este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus, portanto pedimos a todos que não lamenteis, nem chorareis.

E, completando, dizia para que todos se alimentassem, e levassem comida para os que não tinhão nada preparado.

E lembrando sempre que aquele dia estava consagrado ao Senhor, portanto não havia motivos para se entristecerem, e que deviam estar alegres e não tristes, pois assim estariam também alegrando ao Senhor Deus.

Os levitas foram mais radicais com suas palavras, dizendo: calai-vos, porque esse dia é Santo, por isso alegrai-vos e não entristeçais.

Mediante as palavras dos levitas, tomaram a decisão de ir se alimentar, e todo povo foi comer, e a beber, e fizeram grandes festas, porque entenderam ás palavras que ouviram, e que lhes fizeram entender.

                          --- EJO ---- Continua



Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...