domingo, 23 de julho de 2023

"DE DEUS NINGUÉM ESCONDE NADA"

---- De Deus ninguém esconde nada ---- 

Imaginemos que por um momento Jonas achou que estava escondendo da face de Deus, como se isto fosse possível, qual foi a sua surpresa quando Deus mandou um grande temporal.

Colocando todos em apuros, outro fato que nos chama a atenção é a irresponsabilidade de Jonas, pois ele sabia que muita gente ali naquele barco iria pagar pelos seus erros.  

Ele tinha a certeza que Deus não iria deixar que ficasse impune a sua rebeldia; mesmo assim opina em desobedecer, só que não sabia a dimensão e nem como seria repreendido.

O navio estava para se quebrar ao meio, e os marinheiros em desespero, clamavam cada um para o seu deus em que acreditavam, e jogaram fora tudo quanto podia na tentativa de fazer o navio ficar mais leve, e com isto a situação ficou muito mais complicada.

Pois, mais leve, também ficava mais fácil para ser jogado pelas águas; depois de terem se livrado de todo peso; lembraram-se de Jonas que estava no porão do navio que dormia despreocupadamente; indignados com sua frieza e a sua indiferença ao que estava acontecendo, foram ter com ele; e o mestre do navio acorda-o e pergunta com certa ironia, o que tens dormente?

Apesar de ter sua consciência pesada não queria demonstrar que estava tentando fugir de sua própria consciência e tudo quanto o acontecia permanecia ignorando sem se importar com ninguém, então o chefe do navio manda que ele invoque o nome de seu Deus.

Que talvez assim ele se lembre de nós e não pereçamos; e tiveram a ideia de lançar sorte, para saber por que causa veio aquele grande mau sobre eles.

Fizeram o sorteio e a sorte caiu exatamente em cima de Jonas, e Jonas foi obrigado a confessar tudo o que estava acontecendo.

Depois de um minucioso interrogatório, queriam saber toda a origem de Jonas e porque estava acontecendo tudo aquilo; então lhe disseram; declara-nos, tu, agora, porque razão nos veio este mau, que ocupação é a tua? E donde vens? Qual a sua terra, e de que povo és tu?

Jonas um tanto desconcertado, sem saber o que responder se humilha e disse; eu sou Hebreu e temo ao Senhor Deus do céu que fez o mar e a terra seca.

Na medida em que Jonas contava sua história, os marinheiros apavoravam cada vez mais, e repreende a Jonas pela sua irresponsabilidade; porque fizeste tu isto?

À recriminação daqueles marinheiros tinha todos os motivos, pois apesar de não conhecer aquele Deus que Jonas falara, eles tinham total respeito por Ele e o temiam.

Tinham certeza de que ele estava fugindo da presença do Senhor, e agora em vista de seu relato, estavam sem saber o que fazer com ele, e perguntam; que te faremos nós, para que o mar se acalme?

Porque o mar se eleva e engrossa cada vez mais; Jonas por muitas vezes pedia a morte, e Deus sempre o poupava, pois tinha dado um compromisso a ele que teria de ser cumprido a qualquer custo.

                             --- EJO ---- Continua



Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...