quarta-feira, 26 de julho de 2023

“JONAS PEDE A DEUS PARA TIRAR-LHE A VIDA”

 ------ Jonas pede a Deus para tirar lhe a vida -----

Jonas entra na cidade, gastando um dia inteiro na pregação, e dizia: nestes próximos quarenta dias, Nínive será subvertida; (revolvida, derrubada, e revolucionada) mediante a mensagem pregada, o povo arrepende-se de seus pecados e creram em Deus.

E foi proclamado um jejum, e vestiram-se de sacos, desde o maior até o menor, as palavras de Jonas chegam até aos ouvidos do rei, que se levanta do trono.

E tirou os seus vestidos, e cobriu-se de saco, e também se assentou sobre cinzas, em sinal de arrependimento, de seus mandos e desmandos e pela sua crueldade.

E então decretou que todo povo fizesse o mesmo, acrescentando que nenhum homem, nem animais, nem bois, nem ovelhas, provem alguma coisa, nem lhes dê pasto, nem bebam água.

Mas os homens e os animais estarão cobertos de saco, e clamarão fortemente a Deus e se converteram cada um do seu mau caminho, e da violência que há em suas mãos.

O rei toma estas atitudes na expectativa de que com isto sensibilizaria a misericórdia de Deus; e expressa à seguinte frase: quem sabe se voltará Deus e se arrependerá, e se apartará do furor e da sua ira, para que não pereçamos?

Apesar de toda ignorância do rei, Deus, viu nele sinceridade, e viu as obras deles; e como se converteu do seu mau caminho: Deus se arrepende do mal que tinha dito que faria, e não o fez.

Jonas queria que aquele povo fosse castigado, e desgostou-se profundamente, com a atitude de Deus, e orou a Deus, recriminando-o, disse:

Ah! Senhor! Não foi isto que eu disse, estando ainda em minha terra? Por isto me preveni fugindo para Társis, pois sabia que é Deus piedoso, misericordioso, longânime, e grande em benignidade, e que se arrepende do mal.

Peço-te, pois ó Senhor tira-me a vida, porque me é melhor morrer do que viver; e disse o Senhor a Jonas: é razoável esse teu ressentimento? Esta pergunta deixa Jonas ainda mais confuso, e sai da cidade, dirigindo-se rumo ao oriente da cidade.

E ali fez uma cabana e se assentou debaixo dela a sombra, até ver o que aconteceria na cidade.

E então o Senhor fez nascer uma aboboreira que subiu rapidamente por cima da cabana, para lhe fazer sombra e desse a ele um pouco de conforto, a fim de livrar do seu cansaço.

E Jonas gostando daquilo, acomodou-se e não queria outra vida, então Deus enviou um bicho no dia seguinte, e destruiu a aboboreira. e aconteceu que quando veio o sol, veio também um vento calmoso oriental e o sol feriu a cabeça de Jonas.

Que acabou por desmaiar; antes de desmaiar se angustia a ponto de querer com toda a tua alma, morrer, e dizia; melhor  me é morrer do que viver, e depois de acordar do desmaio, Deus lhe disse: É acaso razoável que assim te enfades por causa da aboboreira?

E ele disse; e é justo que me enfade a ponto de eu desejar a morte? O Senhor com toda paciência, responde: tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, e nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu.

E não hei eu de ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens, que não sabem discernir entre a sua mão direita e da sua mão esquerda, e também muitos animais?

O amor e a compaixão de Deus falaram mais alto; e em vista do arrependimento sincero daquele povo; Deus perdoa lhes todos os pecados e que mais uma vez tem a chance de viver em paz.

De agora em diante é fazer tudo para não contrariar a vontade de Deus e viverem felizes.

E que tudo isto sirva de lição, para que possamos avaliar o grande amor que Deus tem por nós, e também saber discernir entre o bem e o mal e que cada um saiba medir e pesar as conseqüências de seus atos, para não ter a necessidade de arrependimentos tardios.

                              --- EJO ---- Continua

                             (Agora com o profeta Miqueias)



Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...