domingo, 6 de agosto de 2023

"SEJA ESPERTO, NÃO DÊ LUGAR PARA AS TENTAÇÕES"

 ----- Seja esperto, não dê lugar para as tentações  -----

Naum nos alerta para as tentações, que estão a nossa volta, ele diz que o destruidor, está diante de ti; o que devemos fazer? Revestir-nos da palavra de Deus, e ser firmes contra as astutas ciladas do inimigo.

Tempos depois da pregação de Jonas aos Ninivitas, o povo já se encontrava fora da vontade de Deus, e Naum foi enviado para lhes falar e lhes mostrar os delitos que vinham praticando, como também profetizar a sua ruína.

Não havia paz entre o povo, e estavam se matando, derramando sangue por qualquer que fosse o motivo, e a verdade não era o ponto forte da população, viviam em constantes mentiras, e de roubos.

Em constantes confrontos viviam a população, e a matança entre irmãos se fazia notório pela quantidade de cadáveres; por causa da imensidão dos pecados, e principalmente por causa da feitiçaria existente, trazendo confusão aos seus moradores.

Por isso Deus se colocou contra a cidade; e assim diz o Senhor dos Exércitos: e te descobrirei a tua face, e às nações mostrarei a tua nudez, e aos reinos a tua vergonha.

E lançarei sobre ti, coisas abonáveis, e te envergonharei, e por-te-ei como espetáculo, e há de ser que todos os que te virem, fugirão de ti, e dirão Nínive está destruída, quem terá compaixão dela?

Donde buscarei consoladores para ti? És tu melhor do que Nó-Amom, que está situada entre os rios, cercada de águas, tendo por esplanada o mar e ainda o mar por muralha? 

Etiópia e o Egito eram a sua força, e não tinha fim: Pute e Líbia foram ao teu socorro; todavia ela foi levada, para o cativeiro.

Também os seus filhos foram despedaçados, no topo de todas as ruas, e sobre os seus nobres lançaram sorte, e todos os seus grandes foram presos com grilhões; tu também serás embriagada, e te esconderás; também buscarás forças por causa do inimigo.

Todas as tuas fortalezas serão como figueiras, com figos temporões, que se ao ser sacudido cairão, na boca dos que se hão de comer; eis que o teu povo no meio de ti será como mulheres: as portas da tua terra estarão de todo abertas aos teus inimigos: o fogo consumirá os teus ferrolhos.

Tira águas para o cerco, fortifica as tuas fortalezas, entra no lodo, pisa o barro, repara o forno para os ladrilhos; o fogo ali te consumirá, a espada te exterminará, consumir-te-á como a locusta; multiplica-te como a locusta, multiplica-te como gafanhotos.

Multiplicaste os teus negociantes mais do que as estrelas do céu, a locusta se espalhará e voará; os teus corados são como gafanhotos menores, e os teus chefes como os gafanhotos grandes que se acampam entre os ramos nos dias de frio; e em subindo o sol; voam, e não se conhecem o lugar onde estão.

Os teus pastores dormitarão, ó rei da Assíria; os teus ilustres deitar-se-ão, e o teu povo se derramará pelos montes, sem que aja alguém que possa ajuntá-los;

Não há cura para tua ferida; a tua chaga é dolorosa: todos os que ouvirem o que te aconteceu baterão palmas sobre ti; porque sobre quem não passou continuamente, a tua malícia?

                            --- EJO ---- Continua



Nenhum comentário:

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA"

BLOG DO OLIVEIRA: "QUAL O BENEFICIO DA IMAGEM DE ESCULTURA" : ----- Qual o beneficio da imagem de escultura? ----- Que proveito va...